A Comunicação Alternativa é a área da Tecnologia Assistiva que tem o objetivo de iniciar ou aumentar o repertório de comunicação de crianças que não falam, não escrevem ou possuem uma defasagem entre a maneira como se comunicam e a necessidade que têm de se comunicar.
Os recursos de comunicação mencionados abaixo são definidos de acordo com a necessidade de cada paciente:
* cartões de comunicação com símbolos, fotos ou figuras;
* pranchas alfabéticas com alfabeto, sílabas ou palavras;
* vocalizadores com fotos ou imagens que permitem a gravação de voz de um adulto, que é acionada quando o paciente toca na imagem;
* tablets com programas de comunicação;
* equipamentos de leitura ocular, em que o paciente pode fazer escolhas, formar palavras e frases com os olhos. O movimento dos olhos é “lido” por um sensor.
* acionadores que podem ser ligados em brinquedos, computadores, tablets e outros equipamentos, e permitem que a criança ligue ou desligue, acione um brinquedo ou faça escolhas em um computador.
Além dos recursos, é necessário escolher os programas de comunicação:
* PCS (Picture Communication Symbols) é um dos sistemas mais utilizados no mundo. Possui desenhos simples e de fácil reconhecimento. O PCS está disponível no Boardmaker.
* Boardmaker é um programa exclusivo para a criação de pranchas de comunicação alternativa;
* Speaking Dynamically Pro é um software que permite a emissão de voz assim que a escolha de um símbolo é feita;
* PODD é um método de comunicação alternativa voltado para pessoas com necessidades complexas de comunicação.
Estabelecer uma forma de comunicação precoce é oferecer à criança uma oportunidade expressar seus sentimentos, suas vontades, seus incômodos e suas ideias. Auxilia demais em todo o processo de reabilitação e, quando a criança entra em idade escolar, é uma ferramenta poderosa para iniciar a alfabetização!
Fotos: Clik Assistiva