O movimento do andar é um movimento complexo para crianças com lesões neurológicas. Após a lesão no sistema nervoso, essa atividade pode deixar de ser automática, e exige um reaprendizado e treino!
Um dos recursos aliados em nossa terapia, o treino de marcha e locomoção é voltado à crianças com dificuldade para marcha independente. A esteira é uma aliada no desenvolvimento motor e cognitivo.
Uma avaliação detalhada de cada criança nos possibilita entender a melhor estratégia a ser utilizada, o uso ou não de suspensão corporal, a velocidade de marcha, o tempo de treino e qual preparação prévia necessária para a atividade.
A marcha precoce é importante para o desenvolvimento motor de nossos pacientes, e treina-la de maneira segura é importante para assegurar uma maior autonomia e independência.
A repetição promovida pela esteira nos garante uma maior intensidade de treino, e essa intensidade, com ciclos de marcha idênticos sendo repetidos, promove um aprendizado motor na criança, que depois será levado para outros ambientes. Além disso, temos a ativação de circuitos na medula espinhal, para a retomada de automaticidade desse padrão de movimento.
Temos também um ganho de força muscular em membros inferiores e tronco, além de ganhar resistência para andar maiores distancias, um objetivo muito importante para conquistarmos. Nosso olhar atendo busca sempre a participação mais ativa possível da criança, alinhado a um bom alinhamento corporal e apoio dos pés.
Parâmetros do treino devem ser bem escolhidos e individuais para cada caso, além disso, o profissional deve saber como progredir e evoluir esses parâmetros. Procure nossa equipe para lhe auxiliar!