Inclusão escolar: o momento da avaliação

Já estamos no meio do semestre, momento ideal para avaliar tudo o que foi proposto no início do ano em relação à inclusão escolar e fazer os ajustes, caso necessário.
Alguns pontos devem ser analisados:
Mobiliário escolar: está adequado e confortável? Há mesa e cadeira adaptadas? Como está o posicionamento?
Conteúdo pedagógico: está adaptado para as necessidades da criança? As provas são adaptadas? Estão sendo feitas avaliações de desempenho cognitivo e social? A criança entende o conteúdo? Se comunica corretamente?
Atividades escolares: a criança participa ativamente de todas as atividades (festas, passeios, recreio, esportes, peças de teatro, etc)? As atividades estão adaptadas?
Recursos de tecnologia assistiva: a criança utiliza corretamente esses recursos? A escola sabe utilizá-los? Os recursos estão adequados?
Enxergar a criança como um todo significa oferecer as terapias corretas e também pensar no ambiente escolar adequado.
Adaptar, promover o acesso e se comprometer com a inclusão são atitudes que fazem toda a diferença para o desenvolvimento das potencialidades de cada criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?