Você sabia que nossos músculos contraem através de comandos elétricos enviados pelo nosso sistema nervoso?! E que podemos auxiliar nesse trabalho com aparelho que gera uma corrente elétrica?
A utilização da eletroestimulação é comum na reabilitação infantil, e pode auxiliar em diferentes objetivos trabalhados. O aparelho de eletroestimulação consegue criar uma corrente que ativa a contração muscular e estímulo nervoso, fazendo com que músculos que estejam fracos sejam mais ativados em uma atividade.
Podemos, por exemplo, associar a eletroestimulação em coxas junto com o movimento de levantar, fazendo com que nosso paciente recrute um maior número de fibras musculares, obtenha maior fortalecimento muscular, e realize um movimento com maior qualidade. Aos poucos, essa musculatura vai sendo treinada e se fortalecendo, auxiliando que cada criança consiga atingir o objetivo do tratamento.
Podemos utilizar esse recurso como preparação para uma outra atividade, recrutamento durante uma atividade desejada, e também para casos como analgesia.
Além disso, o recurso pode ser indicado também em casos onde desejamos uma melhora de percepção corporal, com o uso de corrente elétrica a nível sensorial, auxiliando a criança a perceber a região corporal desejada, para depois então focar em uma ativação com contração muscular.
Com a eletroestimulação, conseguimos melhorar nossa amplitude de movimento, modular a espasticidade, ganhar força e ativação de circuitos nervosos periféricos.
Nosso equipamento, portátil, permite que possamos associar a utilização da corrente elétrica com outros recursos durante a terapia, potencializando os ganhos.
Para um uso preciso do recurso, nossa equipe realiza uma avaliação minuciosa, identificando quais os músculos que devem ser trabalhados com a corrente elétrica, quais parâmetros de corrente elétrica são os mais adequados, e como será a progressão do tratamento. Conte conosco!