Em1970, no Japão, Kenzo Kaze, um quiropata, criou uma técnica com bandagens elásticas que auxiliavam na recuperação de lesões musculares e articulares através da estabilidade sem perda da mobilidade, gerada pela bandagem que chamamos de Kinesio Taping.
A partir daí descobriu-se que o Kinesio serve para inúmeras funções diferentes na reabilitação.
Não possui medicação na bandagem, somente seu contato com a pele que gera propriocepção local, levando a vários benefícios ao organismo como alivio da dor, estabilização da articulação, estimulação dos músculos durante o movimento, redução de edemas, entre outros benefícios. Usamos tanto para estimular o início de um movimento como para aumentar a amplitude articular.
Existem várias técnicas para a colocação do Kinesio Taping. O terapeuta tem que conhecê-las bem para obter a resposta desejada. O tempo de permanência em contato com a pele também é muito importante para não causar reações adversas. O terapeuta deve orientar bem o paciente ou ao cuidador como lavar a região, como enxugar, quanto tempo deve permanecer, como retirar, enfim é todo um processo para que o resultado seja o melhor possível.
Nós do GRHAU, usamos muito a bandagem em nossos pacientes e temos tido ótimos resultados na ativação da musculatura desejada, na estabilidade funcional da articulação, no alívio da dor e no relaxamento de musculatura espástica.
O Kinesio Taping é mais um auxiliar nas terapias que utilizamos para otimizar os resultados desejados.