O que é a fisioterapia?
É uma ciência da área da saúde que estuda, previne e trata distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano gerados por traumas, alterações genéticas ou doenças adquiridas.
À partir de estudos da biologia, das ciências morfológicas, da fisiologia, da patologia, bioquímica, biofísica, biomecânica, cinesiologia, sinergia funcional e patológica de órgãos e sistemas do corpo e das disciplinas ligadas ao comportamento e a sociologia, a fisioterapia fundamenta sua prática.
A fisioterapia vem se desenvolvendo muito nos últimos tempos e ampliando suas áreas de atuação.
Os principais recursos que o fisioterapeuta utiliza nas diversas áreas de atuação são:
Cinesioterapia – vem do grego Kinesis – movimento. Significa terapia do movimento. Usada em diversas áreas de atuação onde através do movimento, dos exercícios promovemos a habilitação ou reabilitação do indivíduo.
Eletroterapia– O uso dos recursos elétricos, das diversas formas de correntes terapêuticas para promover analgesia, recrutamento de fibras nervosas, fortalecimento muscular, diminuição de tônus muscular entre outros benefícios ao indivíduo.
Termoterapia– Uso do calor, frio ou ambos para promover tratamento terapêutico ou estético.
Mecanoterapia– O uso de aparelhos mecânicos no tratamento ou prevenção de patologias.
Massoterapia– Através de toque no corpo do indivíduo, seja pelas mãos do terapeuta, de algum aparelho ou objeto, proporciona alívio, recuperação e equilíbrio dos diversos órgãos do corpo.
No GRHAU, a fisioterapia promove a habilitação sensório motora de bebês, habilitação e reabilitação de crianças, adolescentes, jovens e adultos nas áreas de fisioterapia motora, respiratória e pélvica.
Utilizamos todos os recursos disponíveis dentro da fisioterapia em nossa rotina diária, em busca da promoção de saúde e bem-estar de nossos clientes.
Um diferencial nosso em todas as áreas que atuamos é o trabalho com a família. Sem esse vínculo forte terapeuta-família não conseguimos atingir os nossos objetivos. Saber ouvir a família e o indivíduo, suas angustias, seus desejos, suas dúvidas, seus desejos e a parir daí traçarmos os objetivos do tratamento e caminharmos de mãos dadas durante todo o processo terapêutico. Importante desenvolvermos essa escuta e a nossa capacidade de mudança nos objetivos traçados, sempre que necessários.
Outro ponto que gostaríamos de salientar é a nossa preocupação em desenvolver nossas terapias de maneira prazerosa e motivante tornando a criança e o adulto parte integrante do processo.
Somos especializados nas áreas:
Fisioterapia Pediátrica
Nesta área incluímos a intervenção precoce, em bebês de risco, prematuros, sindrômicos, com más formações congênitas e com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
Atendemos bebês e crianças até o período da puberdade que devido a patologias adquiridas ou congênitas, atraso do desenvolvimento cognitivo motor e alterações respiratórias, apresentam desordens no sistema músculo motor e respiratório.
Todas as técnicas e recursos terapêuticos que utilizamos baseiam-se no desenvolvimento sensório motor normal, desenvolvimento psicomotor e em todo o conhecimento do crescimento dos bebês e das crianças tendo como objetivo facilitar e proporcionar as Atividades da Vida Diária (AVDs).
Fisioterapia Neurofuncional Infantil
Incluímos aqui o atendimento aos bebês e crianças até a puberdade que tenham algum déficit neurológico congênito ou adquirido com comprometimento de seu desenvolvimento neuropsicomotor. Esse ramo da fisioterapia evoluiu muito nos últimos anos e hoje baseia-se na ciência e sua prática é baseada nas evidências.
A Fisioterapia Neurofuncional no GRHAU sempre foi de vanguarda, em todos esses anos de estudos e práticas, para garantir aos nossos clientes o melhor em termos de terapias, acompanhamento e assistência as famílias. Utilizamos várias técnicas terapêuticas para garantir um atendimento especial e personalizado. Vamos apresentar alguns métodos presentes na nossa prática diária, lembrando que nossa equipe de profissionais está habilitada nessas metodologias.
Método Bobath
Desenvolvido na década de 1940 pelo Dr. Karel e Berta Bobath (neuropsiquiatra e fisioterapeuta) e, desde então, vem sendo utilizado por terapeutas em todo o mundo. Hoje em dia é mais conhecido por Tratamento neuroevolutivo.
Baseia-se na facilitação de movimentos através de pontos chaves de ativação com a participação do paciente, da inibição de tônus anormal e de padrões patológicos de movimento e principalmente da solução de problemas.
O manuseio do terapeuta é importantíssimo para facilitar a execução de tarefas e de funções sensório motoras baseadas no desenvolvimento motor normal.
O tratamento é todo sensório motor e interdisciplinar.
A equipe do GRHAU, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais tem a formação do Método Neuroevolutivo, básico, avançado, atualizações constantes, baby curse básico e avançado, para adultos.
Educação Condutiva
Criado na época de 40, pelo Dr András Petö, médico e pedagogo húngaro que observando crianças com paralisia cerebral, percebeu que eles eram disfuncionantes, ou seja, eram pouco ativos, exploravam pouco as funções que talvez conseguissem fazer e eram passivos perante a vida o que acabava afetando a própria personalidade.
Através de um mobiliário específico, de alguns elementos facilitadores do aprendizado como intensão rítmica, comando verbal, e série de tarefas e um treinamento diário e contínuo ele propõe ir transformando o indivíduo em um ser funcionante e responsável pelo próprio aprendizado. Chama esse processo de Ortofunção ou função correta. O individuo passa a ser operante no mundo, a ter a capacidade de resolver problemas. Esse aprendizado é global, envolve as funções motoras, fonoaudiológicas, sensoriais e cognitivas, por esses motivos permitir ao individuo fortalecer sua personalidade tornando-os mais ativos e atuantes na vida diária.
O contato do GRHAU com essa metodologia iniciou-se na década de 90, quando algumas de nós estivemos em Budapeste, Hungria, no Instituto Petö, fazendo o curso internacional sobre o método e por 5 anos tivemos alguns de seus profissionais, condutores, treinando nossa equipe dentro dessa metodologia.
Por vários anos tivemos grupos de crianças e adultos recebendo esse tipo de tratamento e preparando-os para a vida, para o contato social e para a capacidade de resolver problemas e se tornarem cada vez mais independentes.
Hoje não temos mais os grupos, mas a filosofia esta internalizada em nós, permitindo que em nossos atendimentos tenhamos uma visão mais global, uma proposta de exercícios que venham de encontro com a possiblidade do indivíduo e com as novas conquistas e através destas buscando cada vez mais independência e autonomia.
Método Kabat
Foi desenvolvido pelo Dr. Herman Kabat. A técnica se baseia em movimentos diagonais de grupo musculares específicos que estão envolvidos na mesma sinergia funcional e através de comando verbal e outros elementos facilitadores promovem ganho de amplitude muscular, analgesia, fortalecimento muscular, coordenação motora e estabilidade articular.
Nossos profissionais estão aptos a utilizar essa técnica nos atendimentos de todos os nossos pacientes.
Método Vojta
Idealizada pelo Dr. Václav Vojta, neurologista e neuropediatra tcheco, nos anos 50. Baseando-se na locomoção reflexa, o arrastar e o rolar, desencadeia os mecanismos automáticos da locomoção humana. É uma técnica onde se coloca o paciente em algumas posições específicas e através do toque em pontos definidos, consegue-se ativar e desencadear a realização dos padrões de movimentos locomotores. O terapeuta imprime resistência máxima e não permite que o movimento ocorra.
Alguns de nossos terapeutas receberam treinamento nessa técnica e usamos em casos específicos.
Bandagens Terapêuticas
São usadas nos tratamentos do aparelho locomotor. Elas podem ser rígidas e elásticas e funcionam através da informação proprioceptiva favorecendo conforto, segurança e confiança ao paciente para que possa executar uma função. Pode facilitar um movimento, inibir ou promover analgesia.
As bandagens rígidas restringem o movimento e as elásticas permitam que ocorra o movimento de maneira mais segura e mais harmonioso.
Todos os nossos profissionais estão aptos a escolher e aplicar a melhor bandagem em nossos pacientes.
Fisioterapia Neurofuncional Adulto
Essa especialidade da fisioterapia atua de forma preventiva, curativa, adaptativa e paliativa nas sequelas resultantes de danos ao Sistema Nervoso, Central ou periférico, bem como nas doenças neuromusculares do neurônio motor, da placa motora e do músculo, miopatias. Somos especializados também no atendimento aos idosos, nas doenças decorrente de processos degenerativos ou adquiridos por tombos ou acidentes que acarretam num longo período de imobilização levando a perda de musculatura, de coordenação e equilíbrio a perda de automatização dos movimentos.
No atendimento aos jovens e adultos utilizamos todas as técnicas que citamos acima e em exercícios específicos voltados aos mais velhos.
Dentro das principais patologias atendidas temos:
- AVE Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico ou Isquêmico;
- Lesão Medular;
- Esclerose Múltipla;
- Parkinson;
- Traumatismo Craniano;
- ELA Esclerose Lateral Amiotrófica;
- Miopatias;
- Alzheimer;
- Entre outras.
Fisioterapia Respiratória
É a área da fisioterapia que atua nas vias respiratórias, na musculatura envolvida e na postura do individuo procurando promover a mobilização de secreções, reexpansão pulmonar, conforto respiratório e melhora da função respiratória garantindo a melhor troca gasosa nos tecidos. Atua também na prevenção das complicações respiratórias.
As técnicas manuais específicas de higienização brônquica como drenagem postural, percussão ou tapotagem, compressão torácica, aspiração naso/oro traqueal, posturas e exercícios são as ferramentas principais para o fisioterapeuta atuar na área respiratória. Atua em patologias agudas como pneumonias, bronquiolites, atelectasias entre outras como em patologias crônicas como bronquites alérgicas, entre outras. Atua também em síndromes, na paralisia cerebral, nas escolioses idiomáticas ou congênitas, nas má formações, nos casos de aspiração brônquica por disfagias.
Temos equipe especializada nesta área inclusive com vasta experiência em crianças e adultos com patologias neurológicas que necessitam assistência nesta área.
Salientamos a orientação de manobras e exercícios aos pais ou responsáveis para que o resultado positivo seja o mais rápido possível.
Fisioterapia Uroginecológica ou Fisioterapia Pélvica
Área da fisioterapia que atua nas disfunções do assoalho pélvico, que é o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam órgãos com bexiga, útero, intestino e tudo que fica na região baixa do abdômen. Incluímos aqui disfunções nas áres da urologia, ginecologia, ginecologia, coloproctologia e neurologia.
Atua na prevenção e no tratamento das disfunções nestas áreas.
O tratamento pode ser feito em mulheres, homens e crianças.
Na mulher a principal disfunção é a incontinência urinária, a queda da bexiga e do útero, no pré e pós parto, entre outras.
No homem incluímos incontinência urinária e fecal, impotência sexual entre outras disfunções.
Na criança tratamos de incontinência urinária e fecal por problemas comportamentais ou causas orgânicas. Dentre essas causas podemos citar crianças com mielomenoingocele, paralisia cerebral, traumatismo craniano, AVEs, má formações, entre outras.
As principais ferramentas desse profissional é a eletroterapia através de neuromodulação, estimulação elétrica, biofeedback e cinesioterapia.
O trabalho deste profissional é uma das melhores opções de tratamento das disfunções da área pélvica, visto que pode ser realizado como forma de prevenção antes que a doença se instale e por fazer com que o paciente não precise de tratamento cirúrgico.
Opção de tratamento pode ser realizada em mulheres, homens e crianças.
Um dos problemas mais frequentes do enfraquecimento da musculatura pélvica é a incontinência urinária. Também existe o risco de queda da bexiga e de útero. Nos homens, também pode causar impotência sexual. Alguns dos motivos para essas disfunções são: falta de exercícios, obesidade, doenças na bexiga, cirurgias que possam ter machucado a área pélvica e até mesmo a gravidez.
Por envolver diferentes problemas, a Fisioterapia Pélvica abrange tratamentos nas áreas de Urologia, responsável pelo sistema urinário; Ginecologia, sistema ginecológico; Coloproctologia, envolve sistema intestinal e estruturas relacionadas; Sexologia e Obstetrícia, responsável pelo Pré e Pós-parto.
A fisioterapia uroginecológica é uma área da fisioterapia que abrange diferentes especialidades como urologia, ginecologia, coloproctologia e sexologia. Ela é indicada para o tratamento e prevenção dos problemas relacionados ao enfraquecimento da musculatura do assoalho pélvico.