Fonoaudiologia

Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, em todas as suas dimensões.

Seu campo de ação envolve o desenvolvimento, e o aperfeiçoamento das habilidades comunicativas

As habilidades comunicativas referem-se à capacidade do indivíduo em participar de uma sequência interativa de atos de fala, tendo como objetivo o intercâmbio comunicativo.

Em sendo a fonoaudiologia uma ciência ligada em primeira estancia á área de saúde e para garantir seu campo de ação ,que é buscar soluções para garantir o intercambio comunicativo a indivíduos que apresentam diferenças em sua habilidades ,se fez necessário entender como se desenvolve a capacidade de usar códigos de seu grupo social para que a comunicação ocorresse

Quando se fez necessário compreender o processo de desenvolvimento das habilidades comunicativas para entender as diferenças destas em indivíduos que apresentavam déficits de algumas destas habilidades muito se buscou compreender a sistema neuro-sensorial que coordena os sistemas perceptivos (auditivos ,visuais ,orais ,corporais, respiratórios) e a integração destes Sendo assim as experiências exploratórias tornam se habilidades cognitivo motoras e a Linguagem passa a ser usada com o código de cada grupo social

Como em algumas patologias (PARALISIA CEREBRAL,MIOELOMENINGOCELE, SINDROME DE DOWN ,ANGELMAN ,AUTISMO) o sistema neuro-sensorial apresenta se incoordenado faz- se necessário construir estratégias funcionais para favorecer comportamentos alimentares, produção de fala ,aprendizagem linguísticas e o código escrito

Os planos terapêuticos devem ser construídos para solucionar dificuldades e promover possibilidades.

Os programas que vislumbram soluções baseadas em fundamentações teóricas que estudam disfagia, disartrias, apraxias, agnosias auditivas, agnosias visuais, deficit de comportamentos interacionais.

A formação dos profissionais precisa ser continuada e, sempre que possível, ter parceria com membros da equipe e familiares.

No GRHAU temos formação em:

  • Bobath;
  • Disfagia;
  • Comunicação aumentativa e alternativa;
  • Distúrbios alimentares na primeira infância;
  • Distúrbio de leitura e escrita;
  • Distúrbio de fala de origem cognitivo-motora;
  • Formação em serviço de distúrbios comportamentais.

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