Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, em todas as suas dimensões.
Seu campo de ação envolve o desenvolvimento, e o aperfeiçoamento das habilidades comunicativas
As habilidades comunicativas referem-se à capacidade do indivíduo em participar de uma sequência interativa de atos de fala, tendo como objetivo o intercâmbio comunicativo.
Em sendo a fonoaudiologia uma ciência ligada em primeira estancia á área de saúde e para garantir seu campo de ação ,que é buscar soluções para garantir o intercambio comunicativo a indivíduos que apresentam diferenças em sua habilidades ,se fez necessário entender como se desenvolve a capacidade de usar códigos de seu grupo social para que a comunicação ocorresse
Quando se fez necessário compreender o processo de desenvolvimento das habilidades comunicativas para entender as diferenças destas em indivíduos que apresentavam déficits de algumas destas habilidades muito se buscou compreender a sistema neuro-sensorial que coordena os sistemas perceptivos (auditivos ,visuais ,orais ,corporais, respiratórios) e a integração destes Sendo assim as experiências exploratórias tornam se habilidades cognitivo motoras e a Linguagem passa a ser usada com o código de cada grupo social
Como em algumas patologias (PARALISIA CEREBRAL,MIOELOMENINGOCELE, SINDROME DE DOWN ,ANGELMAN ,AUTISMO) o sistema neuro-sensorial apresenta se incoordenado faz- se necessário construir estratégias funcionais para favorecer comportamentos alimentares, produção de fala ,aprendizagem linguísticas e o código escrito
Os planos terapêuticos devem ser construídos para solucionar dificuldades e promover possibilidades.
Os programas que vislumbram soluções baseadas em fundamentações teóricas que estudam disfagia, disartrias, apraxias, agnosias auditivas, agnosias visuais, deficit de comportamentos interacionais.
A formação dos profissionais precisa ser continuada e, sempre que possível, ter parceria com membros da equipe e familiares.
No GRHAU temos formação em:
- Bobath;
- Disfagia;
- Comunicação aumentativa e alternativa;
- Distúrbios alimentares na primeira infância;
- Distúrbio de leitura e escrita;
- Distúrbio de fala de origem cognitivo-motora;
- Formação em serviço de distúrbios comportamentais.