Você sabia que a psicopedagogia trata da aprendizagem humana, a fim de entender seus processos, suas variações e os inúmeros fatores que a condicionam? Que busca ainda compreender alterações nos processos aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las?
A clínica GRHAU conta com profissionais especialistas na área de psicopedagogia que desenvolvem ações para potencializar as aprendizagens de seus pacientes, atuando na solução de dificuldades escolares de crianças e jovens estudantes de educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental.
As mediações pontuais ajudam seus assistidos a entenderem os próprios estilos e processos de aprendizagem.
Após ações diagnósticas, construímos junta à equipe multidisciplinar o PDI- Plano de Desenvolvimento Individual, bem como ferramentas para ajudar esses indivíduos a explorar todo o seu potencial.
Em nossa clínica, o psicopedagogo desenvolve uma série de atividades elaboradas de acordo com as necessidades do pacientes. Portanto, trata-se de uma intervenção totalmente individualizada, planejada após uma avaliação criteriosa. Para isso, o profissional realiza as seguintes atividades:
Avaliação
Ao receber o paciente com uma queixa, realizamos algumas sessões minuciosas de avaliação contemplando os aspectos: desenvolvimento motor, cognitivo, linguagem, raciocínio lógico-matemático, entre outros.
Para nosso trabalho se faz necessário conhecer os ambientes de aprendizagem (escola/ curso/ atividades complementares).
Em seguida começamos a trabalhar com uma hipótese diagnósticas (caso necessário encaminhamos o assistido para outros profissional como: neuropediatra, psicólogo, fonoaudiólogo, entre outros.
Em muitos casos, também solicitamos exames de visão e audição, para avaliar se eventuais problemas nessas áreas não estão interferindo no desempenho do paciente).
Em alguns casos, a avaliação descobre que o paciente não tem distúrbios de aprendizagem, apenas pode apresentar uma dificuldade momentânea devido a lacunas de conhecimento, bloqueios emocionais ou mesmo porque a metodologia da escola não é adequada para e ele.
Intervenção
A partir da avaliação, iniciamos um plano de intervenção personalizado com objetivo de superar as dificuldades apresentadas e principalmente ensinar o paciente a aprender.
Utilizamos diferentes recursos, didáticas, mediações e interações para obter os resultados traçados em nossos objetivo. Utilizamos muitas atividades lúdicas para promover a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Jogos, brincadeiras, atividades motoras e recursos concretos são bastante efetivos para alcançar o resultado desejado.
Por último, promovemos adaptações do currículo caso a escola solicite.
Orientação
Para potencializar ainda mais as aprendizagens, destacamos a importância da colaboração de familiares, escola e ambientes sociais. Orientamos aos grupos que interagem com o paciente, todo o trabalho realizado nas sessões.
Venha conhecer nosso trabalho!