Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional com crianças com distúrbio neurológico busca melhorar a independência funcional e a qualidade de vida, trabalhando em conjunto com uma equipe multidisciplinar. O terapeuta ocupacional avalia as habilidades motoras, sensoriais e cognitivas da criança, identificando as áreas que precisam ser desenvolvidas e adaptadas.

Um dos objetivos da terapia ocupacional é promover a participação ativa da criança em atividade significativas e funcionais. Para isso, são utilizadas estratégias terapêuticas adaptativas, como treinamento em habilidades motoras, estimulação sensorial, uso de dispositivos de auxílio, adaptações ambientais e orientação aos cuidadores.

Além disso, a terapia ocupacional visa promover a independência nas atividades de vida diária, como de alimentar, vestir, tomar banho e se locomover. Através do treinamento e do uso de equipamentos específicos, as crianças são encorajadas a desenvolver habilidades motoras finas e grossas, aprimorar a coordenação, o equilíbrio e a força muscular.

Através de atividades lúdicas e desafiadoras a terapia ocupacional promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a atenção, memoria e resolução de problemas. Além disso utilizamos de estratégias de integração sensorial para auxiliar no processamento de estímulos sensoriais e desenvolver habilidades sociais e emocionais.

O programa de atendimento é individualizado e adaptado às necessidades especificas de cada criança.  O programa é desenvolvido através do brincar,  atividades lúdicas  e outras  e quando necessário é realizado adaptações visando o melhor desempenho da criança,  para brincar, alimentar, manter melhor postura, etc. .  O trabalho é realizado em parceria com a família, visando o progresso contínuo das crianças em seu desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.

A terapia ocupacional desempenha um papel significativo no tratamento e suporte de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ela se concentra a ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais, motoras e de autocuidado, promovendo a independência e a inclusão. O programa é desenvolvido levando em consideração o estágio de desenvolvimento e as habilidades especificas de cada criança autista. Utilizamos de atividades sejam através de jogos estímulos sensoriais, exercícios específicos para a melhora da coordenação motora, habilidade de manipulação e a destreza.  Com estratégias e técnicas especificas ajuda a desenvolver habilidades sociais, tais como iniciar e manter conversas, fazer contato visual, entender e responder a pistas sociais, e interagir com os outros de forma apropriada.

Muitas crianças com TEA podem apresentar sensibilidades sensoriais, assim a terapia ocupacional utiliza da integração sensorial para regular e integrar as informações sensórias utilizando de técnicas como compressão, estimulação tátil, movimentos rítmicos, entre outros. Podendo assim melhorar a tolerância e adaptação aos estímulos sensoriais.

Para maior autonomia e autocuidado a terapia ocupacional trabalha o desenvolvimento de habilidades de autocuidado, como comer de forma independente, vestir-se, higiene pessoal e organização de tarefas para que se tornem mais autônomas e independentes em suas atividades diárias.

A terapia ocupacional desempenha um papel importante no tratamento do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) podendo ajudar a criança a desenvolver habilidade de organização, autogerenciamento, atenção e controle motor. Para maior organização da criança com TDAH o terapeuta ocupacional pode ajudar a criar ambientes organizados e estruturados para auxiliar na redução de distrações e no aumento do foco e da atenção. Isso pode envolver a organização de espaços de trabalho (brincar, estudar, etc.), a criação de rotinas diárias e a implementação de estratégias de gerenciamento do tempo. Através de atividades práticas e terapêuticas desenvolve as habilidades motoras finas e grossas, como a coordenação motora, o equilíbrio e a destreza. A criança com TDAH pode apresentar dificuldades de processar informações sensoriais, assim sendo a terapia ocupacional utiliza da integração sensorial para a ajudar a regular e a melhorar a resposta a essas informações assim como técnicas de relaxamento e outras para ajudar a lidar com a impulsividade, a hiperatividade e a inquietude, promovendo um ambiente mais calmo e menos estressante. A terapia ocupacional oferece suporte no desenvolvimento de habilidades acadêmicas como organização, planejamento, gerenciamento de tarefas e habilidades de estudo visando o sucesso escolar.

Terapia Ocupacional e Escola

A terapia ocupacional desenvolve um programa junto com a escola visando promover o engajamento da criança nas atividades escolares, contribuindo para seu desenvolvimento global e para alcance de seu potencial máximo.

A intervenção da terapia ocupacional inicia com uma avaliação da criança abrangente das necessidades individuais da criança, considerando seu desempenho nas atividades acadêmicas e no contexto escolar como um todo. Com base nesta avaliação o terapeuta ocupacional traça metas especificas e desenvolve um programa de intervenção individualizado para abordar as dificuldades encontradas.

Através de estratégias de organização e planejamento a terapia ocupacional auxilia na melhoria da organização e manejo do tempo, ajudando a criança a se concentrar, planejar e executar suas tarefas escolares de forma mais eficiente. Para facilitar a participação da criança e na sua aprendizagem a terapia ocupacional pode recomendar adaptações do ambiente físico, materiais pedagógicos e técnicas de ensino para atender as necessidades dos alunos. Além do programa individual da criança na terapia ocupacional no desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, perceptivas sociais para melhor desempenho acadêmico e autonomia a terapia ocupacional pode recomendar atividades em grupo para que a criança desenvolva habilidade sociais, trabalho em equipe e interação entre os alunos.

A terapia ocupacional oferece suporte e orientação aos professores e equipe escolar, fornecendo estratégias e sugestões para melhorar a inclusão e o desenvolvimento da criança.

Integração Sensorial

A integração sensorial é uma abordagem terapêutica utilizada na terapia ocupacional para auxiliar no desenvolvimento das crianças com dificuldades em processar e interpretar informações sensoriais. É um enfoque baseada no entendimento de como o sistema nervoso central receber, organiza e responde aos estímulos sensoriais do ambiente.

Nas crianças com distúrbio neurológico, a integração sensorial pode ser especialmente útil, pois elas podem apresentar desafios na integração e modulação adequada das sensações táteis, proprioceptivas, vestibulares e outras. Durante as sessões de terapia ocupacional de integração sensorial´, são utilizadas atividades terapêuticas especificas que visam estimular os sistemas sensoriais e ajudar a criança a processar melhor as informações recebidas. Essas atividades podem incluir movimentos corporais, brincadeiras com diferentes texturas, estimulação tátil, uso de balanços e escorregadores, entre outras. O objetivo é ajudar a criança melhorar sua capacidade de processar e responder às informações sensoriais de forma mais adaptativa, promovendo um maior equilíbrio e funcionamento no seu dia a dia.

Precisa de ajuda?