SOFRENDO COM A LABIRINTITE? CONHEÇA A REABILITAÇÃO VESTIBULAR

O equilíbrio corporal é fundamental no relacionamento espacial do indivíduo com o ambiente. Para mantê-lo, três sistemas são fundamentais: a visão, a sensibilidade proprioceptiva (do corpo com o ambiente) e o aparelho vestibular, localizado dentro da orelha. Qualquer alteração nesse sistema integrado pode fazer com que o paciente passe a apresentar uma série de sintomas como tonturas, vertigens, desequilíbrio e dificuldade de coordenação dos movimentos, mas também sintomas secundários a estes, como aumento de tensão muscular, stress, cansaço, diminuição da memória e concentração.
Muitas pessoas sofrem anos com estes sintomas, imaginando que não haja tratamento eficaz para o problema. Engano!!! Atualmente contamos com a Reabilitação Vestibular, que tem sido considerada um dos mais efetivos métodos para tratar o paciente que sofre de tontura. Compreende manobras e exercícios que têm a finalidade de melhorar o equilíbrio corporal, reduzindo ou eliminando os sintomas citados anteriormente.
O primeiro passo é a consulta a um Otorrinolaringologista, médico especialista que investigará a causa e quando possível a tratará. Apenas o correto diagnóstico da causa permitirá o tratamento integral do problema. Este profissional encaminhará o paciente a um fonoaudiólogo que realizará a Reabilitação Vestibular.
Neste tipo de tratamento, o paciente será orientado em relação à mudança de hábitos a respeito do mal que o acomete, além de orientação quanto à execução dos exercícios que, através de estímulos repetitivos, provocarão a habituação das vias responsáveis pelos sintomas apresentados. Assim, ao contrário do que se possa pensar, quanto mais o paciente se movimentar, mais rápido será seu processo de melhora. Por outro lado, a diminuição de atividade e movimentos gerada por conselhos como “não se mova”, “não saia da cama” ou “evite movimentos que causam a vertigem” podem dificultar a recuperação. 
Concluindo, a reabilitação vestibular é uma arma poderosa no combate às tonturas das mais diversas causas e mais simples do que se pensa. Seu uso correto propicia ao paciente alívio importante de seus sintomas e melhora na qualidade de vida. Se você se identificou com este artigo, não perca tempo, procure um fonoaudiólogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?