Existem cada vez mais evidências científicas da influência da mente nos processos de recuperação do corpo |
Pesquisas recentes revelam que exercícios de visualização e relaxamento exercem importante papel na recuperação de processos inflamatórios, como após cirurgias, por exemplo.
Uma pesquisa realizada na Escandinávia acompanhou o pós-operatório de pessoas que passaram por uma operação no ligamento cruzado anterior do joelho. Durante seis meses, todos os voluntários receberam os cuidados médicos necessários, mas metade deles foi instruída pelos pesquisadores a ensaiar mentalmente, com regularidade, os exercícios da fisioterapia e a visualizar o processo fisiológico de recuperação – por exemplo, o tecido fibroso se reestruturando. Os participantes que aplicaram a técnica de visualização apresentaram maior estabilidade no joelho e menores níveis de hormônios do estresse.
A conclusão dos pesquisadores é que esses exercícios de visualização ajudaram os pacientes a confiarem mais na própria recuperação, com efeitos positivos.O estudo foi publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports.
Outra pesquisa, divulgada em fevereiro de 2012 na Brain, Behavior and Immunity, avaliou pacientes que tiveram a vesícula biliar removida. Os pacientes foram divididos em dois grupos e um deles fez exercícios de visualização guiada, com técnicas de relaxamento, durante três dias antes da operação e na semana seguinte.
“O relaxamento ajuda a reduzir o estresse, o que influencia positivamente no sistema imunológico, melhorando a resposta ao processo inflamatório”, explica Elizabeth Broadbent, co-autora do estudo e professora de medicina da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.
Os exercícios pré-cirurgia focavam em estar relaxado e pronto para a operação; os outros eram direcionados à recuperação do corpo. Os participantes eram incentivados a imaginar, por exemplo, oxigênio e nutrientes chegando ao local operado e contribuindo para a sua reconstrução, diminuindo o desconforto e trazendo alívio.
O grupo que realizou os exercícios de visualização e relaxamento apresentou menos estresse e sinais mais evidentes de recuperação nas áreas operadas, sendo que o tratamento clinico recebido pelos dois grupos de pacientes foi igual.
Embora ainda haja muito a ser descoberto pela ciência sobre o poder da mente, é certo que a autoconfiança, o controle do estresse e o otimismo são grandes aliados nos processos de recuperação e reabilitação, além de todo o tratamento clínico e terapêutico tradicional.
fonte: Revista Mente e Cérebro