![]() |
Adultos e crianças experimentam as dificuldades de se locomover com uma cadeira de rodas |
Um parque temático na Hungria tem se destacado ao usar atividades lúdicas e brincadeiras para que as pessoas se familiarizem com os diferentes tipos de deficiência existentes. No Ability Park, ou Parque das Habilidades, em Budapeste, os visitantes participam de jogos e precisam cumprir desafios comuns às pessoas com alguma deficiência.
Os guias são especialistas no assunto: cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e intelectuais são responsáveis por conduzir o público nessa aventura.
![]() |
Visitantes participam de jogo com a linguagem de sinais no Ability Park, em Budapeste (Foto: Divulgação/Visite Hungria |
Entre as atividades que a equipe propõe estão o percurso de obstáculos utilizando cadeira de rodas, jogos de lógica e memória usando linguagem de sinais, testes de tato e olfato, labirinto às cegas e workshops.
Cadeirantes mostram aos visitantes truques de como lidar com as dificuldades na pista de obstáculos. Monitores com deficiência auditiva conduzem as pessoas nas atividades de lógica e jogos de memória baseados na língua de sinais. Já os guias com deficiência visuais ou cegos são responsáveis por ajudar o público a testar seu senso de olfato e tato. É possível também conhecer a Miracle City, uma cidade virtual em que o visitante deve tentar descobrir suas leis, sendo orientados por deficientes intelectuais.
![]() |
Visitantes participam jogos de olhos vendados para estimular o tato |
A proposta é ajudar as pessoas a se familiarizarem com a vida das pessoas com deficiência de uma forma interativa e divertida, facilitando uma mudança de atitude e a inclusão social.
O parque recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais pela sua proposta de educação e conscientização por meio do entretenimento.