Ter uma criança com deficiência em uma escola regular pode assustar porque vai fazer com que todos os funcionários saiam de sua zona de conforto. Tudo aquilo que é diferente, é também um desafio que pode ser aceito ou simplesmente ignorado. A lei pode garantir a vaga, mas não pode garantir a vontade de aceitar o diferente e fazer a diferença na vida daquela criança e de todas as outras crianças que poderão conviver com ela.
Você já parou para pensar em quantas oportunidades são perdidas quando se nega o acesso da criança com deficiência ao ensino regular? Perdem os professores, perdem os alunos e perde a sociedade como um todo. A inclusão de qualidade começa quando o preconceito é deixado de lado, e a vontade de aprender com essa criança e, principalmente, de mudar essa realidade passa a ser a mola propulsora. Há um universo tão rico a ser explorado! Há tantas possibilidades! Atividades podem ser adaptadas, recursos de comunicação podem ser utilizados, e há muita gente criativa por aí, mostrando que basta um pouquinho de boa vontade e algumas orientações para que o trabalho comece a ser feito.
Há uma grande oportunidade na inclusão escolar! As crianças com deficiência podem mostrar suas habilidades, seus valores, suas capacidades, a maneira como aprendem e como têm desejos e vontades pertinentes à idade, como seus amigos! É uma descoberta importante para os dois lados, todos aprendem e se beneficiam com o processo de inclusão: aluno/professor, aluno/aluno, novos amigos e a escola como um todo.
Crianças que têm a oportunidade de conviver com amigos com deficiência, crescem sem preconceitos, aprendem a respeitar as diferenças, têm exemplos diários de solidariedade, compaixão, carinho e amor ao próximo. E como precisamos disso hoje em dia, não é mesmo? Quando vemos o resultado de um trabalho de inclusão bem feito, com a criança participando ativamente das atividades pedagógicas, recreacionais, interagindo com amigos, professores e funcionários, treinando sua independência para o futuro, crescendo como aluno e pessoa… Não tem preço! Dá um orgulho imenso!
Todas as crianças com deficiência têm direito à um processo de inclusão que efetivamente dê resultados, que explore todo o seu potencial e todas as suas habilidades. Esse é o nosso desejo para todas as crianças, para que possamos chegar em uma época em que a educação realmente será um direito de todos, para que todas as mães de crianças com deficiência sintam-se seguras e estejam cientes de que seu filho não somente é aceito na escola, mas também é trabalhado, respeitado e conduzido para o melhor que se pode oferecer a ele.