Como estimular a independência da criança com deficiência

Uma atitude muito comum entre familiares e pessoas que convivem com a criança com deficiência é fazer tudo por ela. Calma, vamos explicar melhor!
A criança precisa se sentir capaz, precisa aprender a interagir e a se comunicar, mesmo que seja através de um mínimo gesto.
O que muitas vezes acontece, é “adivinhar” as respostas da criança, antecipando todas as respostas. A família geralmente entende a criança só de olhar para ela. O problema é quando ela vai a outros ambientes, como a escola, e percebe que as pessoas não a entendem como a família entende, e isso pode gerar uma grande frustração, inclusive pode ser um dos motivos da dificuldade em se adaptar ao ambiente escolar.
É muito importante estimular a comunicação e a independência desde muito cedo e seguir as orientações das terapeutas para o dia a dia, expandindo as atividades e recursos utilizados no ambiente terapêutico para os outros ambientes frequentados pela criança.
Durante as terapias exploramos muito o potencial de comunicação e independência de cada criança e percebemos como é positivo e motivador quando a criança consegue realizar algo sozinha, se sente compreendida e estimulada, até interferindo positivamente em seu comportamento.

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